Uma meta é um objetivo imediato
de uma tarefa, e uma das necessidades mais básicas de qualquer organização. Um
indicador é uma item gerenciável que se pode mensurar e atribuir metas.
Uma meta pode ser algo muito nobre
e de grandes proporções como “reduzir em
dois terços a mortalidade de crianças menores de 5 anos” (UNICEF), ou metas
mais simples e menos altruístas como as famosas metas de vendas que quase todo
vendedor está submetido.
Se não forem definidos
indicadores ou metas, não haverá qualquer controle sobre a eficiência e eficácia
de qualquer ação. Uma organização que não tem indicadores e metas definidas é
uma organização não administrada, onde imperará caos e o anarquismo.
Classes de Metas
Uma empresa pode ter vários
níveis ou classes de metas, porém as três classes de metas listadas abaixo são
essenciais:
Metas estratégicas: São usualmente definidas pela alta direção e
devem ter como base os objetivos definidos no Plano Estratégico Corporativo.
As metas estratégicas têm o
objetivo de comunicar os níveis esperados de desempenho da organização, e
situar os indivíduos de forma que percebam seu papel e a importância de sua
contribuição para o atingimento dos objetivos estratégicos da organização.
Metas Táticas: São definidas pelo nível gerencial (intermediário).
Devem ser oriundas do planejamento tático dos setores da organização e estarem
alinhadas com as metas estratégicas da organização.
Metas Operacionais: São valores desejados para cada processo e
atividade da empresa.
Além de definir as metas
corporativas, é importante que o gestor defina as metas individuas dos seus
funcionários. É comum a confusão entre as metas pessoais e as metas
operacionais, porém elas devem ser tratadas separadamente. Deve-se separar os
indicadores e metas do processo, dos indicadores e metas do funcionário, ainda que
um processo seja executado por apenas um funcionário, pois um processo pode ser
afetado por variáveis e fatores externos que impactam no resultado final (independente
do atingimento ou não das metas individuais do empregado).
Para Cada Indicador Uma Meta
O excesso de indicadores e metas
podem prejudicar o desempenho de uma organização ou o próprio atingimento das
metas. Isto pode ocorrer principalmente
em pequenas empresas, pois demandará muito tempo e esforço dedicado ao controle
e avaliação dos indicadores. Ainda mais se a organização não dispuser de um
sistema de informação apropriado.
Objetivo, Indicador, e Meta
Objetivo: É o que se quer produzir ao atingir as metas. Exemplo:
Melhorar a qualidade do atendimento ao cliente por e-mail.
Indicador: É o item que se quer mensurar. Exemplo: Tempo de
resposta de e-mails
Meta: É o resultado desejado para determinado indicador. Exemplo:
95% dos e-mails respondidos em até 2 horas.
Definindo Metas
As metas deverão ser realistas,
isto é, atingíveis. A maioria das pessoas desistem antes mesmo de tentar quando
percebem metas muito altas e difíceis de alcançar. Metas muito baixas e que não
são desafiadoras perdem seu objetivo se tornando apenas uma fronteira da zona
de conforto organizacional.
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