TriboAdm

Tudo para seu aperfeiçoamento em administração e negócios.

Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Por que sou contra uma prova do tipo OAB para administradores



Uma prova do tipo OAB só serviria pra criar mais uma máfia do tipo OAB. O administrador deve acreditar no mercado, não em burocracias governamentais e órgãos centralistas. O profissional de administração tem de mostrar sua competência através de resultados obtidos e criar seu próprio valor para o mercado.
Vejo muito administradores reclamando que pessoas sem diplomas estão ocupando "suas" vagas no mercado, porém o que me preocupa é: como que um "sem diploma" conseguiu passar em um concurso ou seleção e um diplomado não? Certamente o “sem diploma” estava mais preparado. Com provas do tipo OAB, esse incapaz, reprovado pelo mercado consumidor, porém com diploma na parede, assumiria o cargo.
Ocorre que muitos não diplomados são melhores administradores do que muita gente cheia de cursos e diplomas, e mostrando seus resultados conseguem galgar posições na alta administração das empresas, deixando muito diplomado no chinelo. Criar barreiras para não diplomados ou certificados iria prejudicar ainda mais o nosso Custo Brasil, e a produtividade de nossas empresas. Não acredito nessas barreiras burocráticas, acredito na livre concorrência no mercado de trabalho. Administrador tem de mostrar seus resultados na prática e não no papel. Os ruins, o próprio mercado descarta. Suas empresas perdem mercado ou quebram. Não precisamos de outra ferramenta de seleção de profissionais. A seleção natural do capitalismo selvagem cuida de separar os administradores bons dos ruins  melhor do que qualquer faculdade ou prova escrita.
A nossa profissão é voltada ao mercado. Para o mercado fomos gerado e por ele existimos, não existe melhor método de seleção do que o próprio mercado. Nem o mais hábil programador conseguirá simular algo parecido ao mercado real e suas constantes transformações. Quem dera uma instituição conseguisse resumir isso numa provinha...(risos[de sua doce ilusão]).
E uma prova que elencasse os administradores com divulgação pública? Sim, seria bom pois daria liberdade de escolha para nossos consumidores (empresas contratantes) e todos saberiam que aquilo tem uma relevância teórica que deve ser levada em consideração sim, sem ignorar aquilo que o mercado financeiro nos ensina: "a rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultado futuro." 
Adm Cesar Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual é sua avaliação sobre o curso?