Histórico
O modelo de Gestão por Excelência
surgiu em meados dos anos oitenta a partir do modelo de Qualidade Total, (“Total
Quality Management" ou simplesmente "TQM"), como uma
resposta do ocidente aos avanços na competitividade, através dos modelos de
qualidade, que o Japão vinha apresentando. O termo “Business Excellence” passou a substituir o termo “qualidade” e a
sigla “TQM” inicialmente pela confusão quanto aos seus significados, principalmente
porque todos os programas de melhoria estavam sendo chamados de “TQM”. Hoje, muitos países entendem a
necessidade dos modelos de excelência como um fator essencial para a melhora do
desempenho e competitividade de suas organizações.
Referenciando o artigo:
SOARES, Cesar Augusto da Rosa. Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Disponível em < http://www.triboadm.com/2014/05/modelo-de-excelencia-da-gestao-meg_7.html >
Referências:
http://www.bpir.com/business-excellence-bpir.com/menu-id-71.html
http://www.fnq.org.br/
Após a abertura
de mercado, pelo presidente Fernando Collor de Mello, em 1991 um grupo de empresários
representantes de 39 organizações publicas e privadas entenderam a necessidade de
adotar padrões internacionais de qualidade, consideraram assim a possibilidade
da criação de uma instituição centralizada e sem fins lucrativos para geração e
disseminação de conhecimento, nascia então a FNPQ (Fundação para o Prêmio
Nacional da Qualidade), atual Fundação Nacional da Qualidade, que foi o órgão fomentador do modelo de excelência no Brasil, responsavel pelo aperfeiçoamento teórico do modelo, diferenciando assim em alguns pontos aos modelos de excelência já proposto por outras instituições internacionais,
a este novo modelo brasileiro a FNQ nomeia de Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
O Modelo de Excelência da Gestão é composto por treze
fundamentos e oito critérios:
Fundamentos: pensamento
sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade;
liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e
mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura;
decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.
Critérios:
liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e
conhecimento; pessoas; processos e resultados.
Descrição dos Fundamos do Modelo:
1. Pensamento
sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e
seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como
entre eles e o ambiente com o qual interagem.
2. Atuação
em rede: desenvolvimento de relações e atividades
em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e
competências complementares.
3. Aprendizado organizacional: busca de maior eficácia e eficiência dos processos
da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da
percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimento e
experiências.
4. Inovação: promoção
de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de
novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento
sustentável.
5. Agilidade:
flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes interessadas e
mudanças do ambiente, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de
ciclo dos processos.
6. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma inspiradora, exemplar,
realizadora e com constância de propósito, estimulando as pessoas em torno de
valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades
das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes
interessadas.
7. Olhar para o futuro: projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente
e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazos, avaliando
alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.
8. Conhecimento
sobre clientes e mercados: interação com clientes e mercados e entendimento de
suas necessidades, expectativas e comportamentos, explícitos e potenciais,
criando valor de forma sustentável.
9. Responsabilidade
social: dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e
atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria
das condições de vida, por meio de um comportamento ético e transparente,
visando ao desenvolvimento sustentável.
10. Valorização
das pessoas e da cultura: criação de condições favoráveis e seguras para
as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do
desempenho, na diversidade e fortalecimento de crenças, costumes e
comportamentos favoráveis à excelência.
11. Decisões
fundamentadas: deliberações sobre direções a seguir e ações a executar,
utilizando o conhecimento gerado a partir do tratamento de informações obtidas
em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de
retroalimentações e de experiências.
12. Orientação por processos: busca de eficiência e eficácia nos conjuntos
de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e
demais partes interessadas.
13. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e
ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em
níveis de excelência e que atendam às necessidades das partes interessadas.
Descrição dos Fundamos do Modelo:
1.
Liderança
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
2. Estratégias e Planos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
3. Clientes
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
4. Sociedade
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
5. Informações e Conhecimento
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
2. Estratégias e Planos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
3. Clientes
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
4. Sociedade
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
5. Informações e Conhecimento
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
6.
Pessoas
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
7. Processos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
8. Resultados
Esse Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.
Itens
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
7. Processos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
8. Resultados
Esse Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.
Itens
Os oito Critérios de Excelência se subdividem em 23 Itens.
1.
Liderança
1.1 Cultura organizacional e desenvolvimento da gestão
1.2 Governança
1.3 Levantamento de interesses e exercício da liderança
1.4 Análise do desempenho da organização
2. Estratégias e Planos
2.1 Formulação das estratégias
2.2 Implementação das estratégias
3. Clientes
3.1 Análise e desenvolvimento de mercado
3.2 Relacionamento com clientes
4. Sociedade
4.1 Responsabilidade socioambiental
4.2 Desenvolvimento social
5. Informações e Conhecimento
5.1 Informações da organização
5.2 Conhecimento organizacional
6. Pessoas
6.1 Sistemas de trabalho
6.2 Capacitação e desenvolvimento
6.3 Qualidade de vida
7. Processos
7.1 Processos da cadeia de valor
7.2 Processos relativos a fornecedores
7.3 Processos econômico-financeiros
8. Resultados
8.1 Econômico-financeiros
8.2 Sociais e ambientais
8.3 Relativos a clientes e mercados
8.4 Relativos às pessoas
8.5 Relativos aos processos
1.1 Cultura organizacional e desenvolvimento da gestão
1.2 Governança
1.3 Levantamento de interesses e exercício da liderança
1.4 Análise do desempenho da organização
2. Estratégias e Planos
2.1 Formulação das estratégias
2.2 Implementação das estratégias
3. Clientes
3.1 Análise e desenvolvimento de mercado
3.2 Relacionamento com clientes
4. Sociedade
4.1 Responsabilidade socioambiental
4.2 Desenvolvimento social
5. Informações e Conhecimento
5.1 Informações da organização
5.2 Conhecimento organizacional
6. Pessoas
6.1 Sistemas de trabalho
6.2 Capacitação e desenvolvimento
6.3 Qualidade de vida
7. Processos
7.1 Processos da cadeia de valor
7.2 Processos relativos a fornecedores
7.3 Processos econômico-financeiros
8. Resultados
8.1 Econômico-financeiros
8.2 Sociais e ambientais
8.3 Relativos a clientes e mercados
8.4 Relativos às pessoas
8.5 Relativos aos processos
Autor: Cesar Augusto da Rosa Soares
SOARES, Cesar Augusto da Rosa. Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Disponível em < http://www.triboadm.com/2014/05/modelo-de-excelencia-da-gestao-meg_7.html >
http://www.bpir.com/business-excellence-bpir.com/menu-id-71.html
http://www.fnq.org.br/
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