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terça-feira, 7 de maio de 2013

Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)



Histórico



O modelo de Gestão por Excelência surgiu em meados dos anos oitenta a partir do modelo de Qualidade Total, (“Total Quality Management" ou simplesmente "TQM"), como uma resposta do ocidente aos avanços na competitividade, através dos modelos de qualidade, que o Japão vinha apresentando. O termo “Business Excellence” passou a substituir o termo “qualidade” e a sigla “TQM” inicialmente pela confusão quanto aos seus significados, principalmente porque todos os programas de melhoria estavam sendo chamados de “TQM”. Hoje, muitos países entendem a necessidade dos modelos de excelência como um fator essencial para a melhora do desempenho e competitividade de suas organizações.


Após a abertura de mercado, pelo presidente Fernando Collor de Mello, em 1991 um grupo de empresários representantes de 39 organizações publicas e privadas entenderam a necessidade de adotar padrões internacionais de qualidade, consideraram assim a possibilidade da criação de uma instituição centralizada e sem fins lucrativos para geração e disseminação de conhecimento, nascia então a FNPQ (Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade), atual Fundação Nacional da Qualidade, que foi o órgão fomentador do modelo de excelência no Brasil, responsavel pelo aperfeiçoamento teórico do modelo, diferenciando assim em alguns pontos aos modelos de excelência já proposto por outras instituições internacionais, a este novo modelo brasileiro a FNQ nomeia  de Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
O Modelo de Excelência da Gestão é composto por treze fundamentos e oito critérios:
 Fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.
Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

Descrição dos Fundamos do Modelo:


1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.

2. Atuação em rede: desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.

3. Aprendizado organizacional: busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimento e experiências.

4. Inovação: promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.

5.  Agilidade: flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes interessadas e mudanças do ambiente, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de ciclo dos processos.

6. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma inspiradora, exemplar, realizadora e com constância de propósito, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.

7. Olhar para o futuro: projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazos, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.


8. Conhecimento sobre clientes e mercados: interação com clientes e mercados e entendimento de suas necessidades, expectativas e comportamentos, explícitos e potenciais, criando valor de forma sustentável.

9. Responsabilidade social: dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.

10. Valorização das pessoas e da cultura: criação de condições favoráveis e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho, na diversidade e fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência.

11. Decisões fundamentadas: deliberações sobre direções a seguir e ações a executar, utilizando o conhecimento gerado a partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de retroalimentações e de experiências.

12. Orientação por processos: busca de eficiência e eficácia nos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas.

13. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades das partes interessadas.

Descrição dos Fundamos do Modelo:


1. Liderança
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.

2. Estratégias e Planos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.

3. Clientes
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.

4. Sociedade
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.

5. Informações e Conhecimento
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
6. Pessoas
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.

7. Processos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.

8. Resultados
Esse Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.

Itens

Os oito Critérios de Excelência se subdividem em 23 Itens.

1. Liderança
1.1 Cultura organizacional e desenvolvimento da gestão
1.2 Governança
1.3 Levantamento de interesses e exercício da liderança
1.4 Análise do desempenho da organização

2. Estratégias e Planos
2.1 Formulação das estratégias
2.2 Implementação das estratégias

3. Clientes
3.1 Análise e desenvolvimento de mercado
3.2 Relacionamento com clientes

4. Sociedade
4.1 Responsabilidade socioambiental
4.2 Desenvolvimento social

5. Informações e Conhecimento
5.1 Informações da organização
5.2 Conhecimento organizacional

6. Pessoas
6.1 Sistemas de trabalho
6.2 Capacitação e desenvolvimento
6.3 Qualidade de vida

7. Processos
7.1 Processos da cadeia de valor
7.2 Processos relativos a fornecedores
7.3 Processos econômico-financeiros

8. Resultados
8.1 Econômico-financeiros
8.2 Sociais e ambientais
8.3 Relativos a clientes e mercados
8.4 Relativos às pessoas
8.5 Relativos aos processos

Autor: Cesar Augusto da Rosa Soares

Referenciando o artigo:
SOARES, Cesar Augusto da Rosa. Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Disponível em < http://www.triboadm.com/2014/05/modelo-de-excelencia-da-gestao-meg_7.html >

Referências:
http://www.bpir.com/business-excellence-bpir.com/menu-id-71.html
 http://www.fnq.org.br/

 

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